PODERIA POR FAVOR O VERDADEIRO GANDHI SE LEVANTAR?

Mahtama Gandhi
Quase todo mundo já ouviu falar de Mahatma Gandhi. Salvo poucas exceções dentro das fileiras dos fundamentalistas hindus, Gandhi é universalmente reconhecido por suas cruzadas não violentas em busca de justiça, liberdade e igualdade, e é aplaudido por trazer a independência à Índia do colonialismo britânico. Alguns fundamentalistas hindus não consideram muito a Gandhi porque acreditam que ele nutria excessivamente visões pró-muçulmanas que iam contra o bem-estar geral dos hindus.

A validade de tais visões nunca foi abertamente debatida, e aqueles que detêm tais pontos de vista anti-Gandhi nunca examinaram seus pontos de vista de forma crítica. Se outros indianos fora do círculo íntimo dos fundamentalistas hindus abrigavam opiniões anti-Gandhi, eu não tenho conhecimento delas. Além disso, o público foi informado de que a grande maioria dos índianos respeitam a Gandhi. Alguns até mesmo vão tão longe até literalmente, adorá-lo.

Fui criado na Índia e me foi ensinado a seguir os passos de Mahatma Gandhi. Depois de vir para os Estados Unidos, fiquei espantado ao ver o quão popular Gandhi era na sociedade ocidental, muito mais do que na Índia, em alguns aspectos. Ainda mais surpreendente era sua popularidade entre os negros americanos. O lançamento do filme "Gandhi", em 1982, aumentou mais ainda sua popularidade, e os jovens negros americanos eram enviados aos cinemas para ver o filme como parte de seu currículo escolar. Agora esses negros americanos são adultos, e muitos deles se concontram comigo diariamente. Conversando com eles, eu observei que Gandhi é uma figura muito mais famosa ainda entre os negros americanos. Muitos deles associam o reverendo Martin Luther King, Jr. com Gandhi. Eles acreditam que Dr. King seguiu os passos de Gandhi e, assim, modelou o seu Movimento dos Direitos Civis. Portanto, os sucessos do movimento são atribuídas a Gandhi. Essa visão é compartilhada até mesmo pelos altos funcionários do National Park Service que eregiram uma estátua de Gandhi no Martin Luther King, Jr., National Historic Site em Atlanta, Geórgia, em 1998.

G. B. Singh
Porque eu gosto de conversar com os afro-americanos, muitas vezes os faço pensar radicalmente diferente quando pergunto-lhes: "Como era o relacionamento de Gandhi com os negros?" Eles respondem de volta: "Teria que ser uma boa relação." Isto é sustentado quando apontam sem hesitar o exemplo de que Dr. King seguiu os passos de Gandhi. Eu, então pergunto: "Você sabia que o Dr. King nunca conheceu a Gandhi?" Muitos deles não estão cientes de que Martin Luther King e Gandhi nunca se encontraram. Então eu repito minha pergunta anterior: "Como foi o relacionamento de Gandhi e os negros?" Não há mais respostas.

Muitos negros americanos não são estão cientes do fato de que Gandhi viveu na África do Sul entre 1893-1914. Depois então foi viver na Índia de 1915 à 1948. Minha pergunta a eles se refere ao relacionamento de Gandhi com negros precisamente no tempo em que ele viveu na África do Sul por 21 anos. Não se pode deixar de perceber que não há uma única pessoa negra em qualquer lugar em qualquer das fotos de Gandhi durante esse período de tempo. Como os negros eram a grande maioria, não há nenhuma maneira que Gandhi tenha passado sem percebê-los.

Por que isso? A resposta é muito simples: Gandhi odiava as pessoas negras. Apenas alguns estudiosos estão cientes desse pano de fundo histórico. Para todos os efeitos práticos, o jugo de revelar este mistério caiu sobre os meus ombros. Aqui estão alguns outros pontos de destaque:

Em 1906 Gandhi havia participado de uma guerra contra os negros. A bibliografia de Gandhi ou se cala sobre o assunto ou tenta pintá-lo como um grande humanitário que na verdade dava assistencia médica urgente a eles na guerra. Se ele não tivesse feito isso, nos é dito, muitos negros teriam morrido. Ao pesquisar os documentos históricos, no entanto, descobri que a participação de Gandhi não tinha nada a ver com "questões humanitárias" à pessoas negras. Ele estava mais preocupado com as "relações de aliança" com os brancos coloniais que viviam em sua colonia natal. Impulsionado por sua perspectiva racial, ele se dedicou a alistar índianos para o grupo do exército sob seu comando afim de lutar por sua causa contra os negros. Ele também considerava os índianos vivendo na África do Sul como "co-colonos", juntamente com os colonos brancos sobre os negros nativos.

Damos a Gandhi o crédito pela invenção da grande técnica da Satyagraha, o movimento de resistência não-violento, corrijamos os erros. A Satyagraha nasceu na África do Sul e os livros de história populares elogiam os sucessos de Gandhi em suas lutas contra o sistema do apartheid. Nada poderia estar mais longe da verdade, no entanto. Precisamos perguntar: Se a técnica de Gandhi era tão boa e era de tamanha importância para os negros que sofriam na África do Sul, então por que é que nenhum único jornal, mesmo a imprensa negra, tenha jamais mencionado a Satyagraha de Gandhi? Mais uma vez, como a minha pesquisa me levava a me aprofundar nos registros históricos, eu aprendi que o início do Satyagraha de Gandhi teve suas bases no racismo anti-negro. Isto especialmente veio à tona depois que Gandhi foi condenado por violar a lei em 1908. Para sua surpresa, quando ele entrou na prisão, ele notou "os negros" encarcerados e foi obrigado a viver entre eles. Esta foi uma má notícia para ele mas que fortaleceu sua determinação racista que formou a base da sua luta Satyagraha. Aqui está um trecho do meu livro que onde transcrevo o Gandhi escreveu:

"A cela estava situada no pavilhão dos nativos negros onde fomos alojados e que foi rotulado como "For Colured Debtors" (Para devedores de cor). Para essa experiência talvez estávamos todos despreparados. Tínhamos imaginado que teríamos aposentos adequados separados dos negros. Talvez tenha sido para o bem que fomos presos com eles. Pois agora seriamos capaz de estudar a vida dos prisioneiros negros, seus hábitos e costumes. Senti também que a resistência passiva não havia sido precocemente adotada pela comunidade indiana diante da degradação subjacente ao agrupamento de índianos com negros. O Asiatic Act me pareceu ser o ápice de nossa degradação. Pois parecia para mim, como eu acho que iria parecer a qualquer leitor sem preconceitos, que teria sido simplesmente mais humano que nos fosse dados quartos especiais. A culpa não caia sobre as autoridades da prisão. Era culpa da lei que não fazia nenhuma provisão em relação ao tratamento especial de prisioneiros asiáticos. De fato, o diretor da prisão tentou fazer-nos mais confortáveis no que fosse possivel dentro dos regulamentos. O comandante da guarda, como também o chefe da guarda, que estavam sobre nós no comando imediato completamente aderiram ao espírito que atuava no diretor. Mas ele era incapaz de acomodar-nos para além do barulho horrível e os gritos dos prisioneiros negros durante ouvidos durante todo o dia e parte da noite também. Muitos dos prisioneiros negros estavam à apenas um grau acima do animal, criavam algazarras e muitas vezes lutavam entre si em suas celas. O diretor não poderia separar os poucos prisioneiros indianos (Gandhi pede grandes benefícios aos poucos indianos entre as várias centenas de negros presos, note que eram menos de meia duzia de prisioneiros indianos) das celas ocupadas por presos negros."

Um grupo de líderes negros americanos, no final de 1930 foram para a Índia afim de se encontrar Gandhi. Seus encontros com Gandhi nunca foram analisados ​​criticamente. Os canais de propaganda têm tentado descrever essas visitas como altamente educativas, alegando que eles trouxeram um novo vigor para a luta dos negros contra o racismo nos Estados Unidos, ao usarem o exemplo de Gandhi. A verdade, porém, é que dois desses líderes negros, Benjamin E. Mays e Howard Thurman, que tiveram uma influência profunda sobre o reverendo King, nunca mencionaram uma só palavra sobre Gandhi para o jovem adulto King.

Os Intocáveis (Intocaveis são qualquer membros de grupos de castas inferiores ou qualquer pessoa fora do sistema de castas, como os negros, que as castas superiores não devem nem mesmo tocar) da população da Índia devem nos chamar a atenção. Os livros de história nos dizem que Gandhi trouxe mudanças revolucionárias na sociedade hindu a ponto de que os preconceitos contra os Intocáveis ​​tinha praticamente evaporado. É tudo isso verdade? Mesmo Martin Luther King acreditava que Gandhi realizou esse milagre, nas sua palavras:
"Um dia Mahatma Gandhi diante de seu povo disse: "Vocês estão explorando esses intocáveis. Mesmo que estamos a lutar com tudo o que temos em nossos corpos e almas para nos libertar da escravidão do Império Britânico, nós estamos explorando essas pessoas e estamos tomando deles a sua individualidade e sua auto-estima". Me recusarei a comer até que os líderes do sistema de castas venham a mim com os líderes dos intocáveis a dizer que haverá um fim à intocabilidade e aos templos hindus da Índia irão abrir suas portas aos intocáveis. "Gandhi se recusou a comer, e dias se passaram. Finalmente, quando Gandhi estava prestes a dar o seu último suspiro, e seu corpo estava preste a ser consumido, um grupo de intocáveis ​​e um grupo da casta brâmane veio a ele e assinaram uma declaração de que eles deixariam de aderir ao sistema de castas. O sacerdote do templo veio até Gandhi e disse: "Agora os templos serão abertos aos intocáveis". Naquela tarde, os intocáveis ​​de toda a Índia entraram nos templos e todos estes milhares de milhões de pessoas abraçaram os brâmanes e pessoas de outras castas. Centenas de milhões de pessoas que nunca haviam tocados uns aos outros por dois mil anos estavam cantando e louvando juntos. Esta foi uma grande contribuição que Mahatma Gandhi trouxe." Aqui terminou de falar Martin Luther king.
Minha pesquisa sobre Gandhi e o que ele realmente fez quanto aos Intocáveis ​​é radicalmente diferente do que o Rev. King pronunciou. Em poucas palavras, Gandhi cuidou, de bom grado, para que a vasta população de Intocáveis fosse para sempre subjugada à opressão das castas superiores. Dr. King havia errado por uma milha.

A Índia foi uma colônia britânica até 1947. Nós acreditamos que Gandhi e os primeiros movimentos da Satyagraha contra os ingleses foi o que veio finalmente a forçar os britânicos para fora da Índia. Esta história foi contada e recontada repetidamente à pessoas negras em todo o mundo, e há sempre um ponto fundamental que busca enfatizar que os negros devem imitar a Gandhi. "Ele é o messias que nos libertará da opressão racial" diziam. A análise crítica da literatura no entanto sugere que os negros devem evitar a Gandhi em vez de imitá-lo.

Na Índia pos-britânica todos os líderes indíanos se proclamaram seguidores de Gandhi. No entanto, todos eles buscaram produzir armas de destruição em massa. Será que deixamos de perceber algo importante na história?

Estou muito bem e ciente do fato de que as minhas conclusões sobre o racismo de Gandhi irá incitar uma série de controvérsias. Seja como for, sou da opinião de que os fatos falam por si mesmos. Eu esgotei os últimos 18 anos da minha vida analisando criticamente os documentos escondidos, e eu não tenho nenhuma dúvida de que Gandhi nutria visões racistas e forçou seus pontos de vista raciais em seus compatriotas indianos enquanto vivia na África do Sul.

Texto de G.B. Singh traduzido por Wesley Moreira

leia a resenha da obra de G. B. Singh "Por trás da Mascara de Divindade" seguindo esse link.