NA JUSTIÇA PELOS DIREITOS HUMANOS DOS CHIPANZÉS

O que acontece quando se mistura na mesma panela socialismo, ecologismo e ateísmo ou no mesmo quarto Nietzsche, Marx e Darwin? "Macacos me mordam!" Um grupo de ativistas ecológicos ateístas, influenciados pela teoria da evolução e o socialismo, entrou na justiça americana exigindo que as cortes reconheça os "Direitos Humanos dos Chipanzés"


Ativistas do grupo conhecido como o Nonhuman Rights Project abriram processos e ações legais em nome dos chimpanzés alegando que eles tem o direito de viver livres da opressão e da pobreza. Estamos vivendo os dias do advento do socialismo-antropomorfista, nova teoria socialista que transfere e aplica os direitos e privilégios inerentes aos seres humanos a qualquer animal através da personificação do mesmo.

O grupo ateista argumenta a partir de estudos de vários primatólogos que os chimpanzés demonstram habilidades cognitivas complexas, e devem ser reconhecidos como pessoas colectivas*. (*São organizações constituídas por uma colectividade de pessoas dirigidos à realização de interesses comuns ou colectivos, às quais a ordem jurídica atribui a Personalidade Jurídica.)

Apesar de que nenhum dos processos serem bem sucedidos, até um juiz se recusou comparecer em uma das audiências, o grupo está preparado para lutar na suprema corte.

O líder do movimento, Steven Wise, que não reconhece a diferença entre um chimpanzé e uma criança, se sentiu encorajado com os resultados. "Estes foram os resultados que esperávamos. Todos os animais não-humanos perderam seus direitos legais há séculos. Isso não vai mudar facilmente. O que eu não esperava, no entanto, foram as fortes palavras de encorajamento e apoio por parte dos juízes e seu reconhecimento da força dos nossos argumentos. Então, agora estamos em uma boa posição para levar nossa Apelação à Suprema Corte de Nova York." disse. 

Tratar os animais com bondade é de base bíblica, Provérbios 12:10. A RSPCA o maior grupo com maior historia na luta contra a crueldade aos animais foi estabelecido numa base explicitamente cristã, seus fundadores e membros são predominantemente conservadores e evangélicos cristãos, incluindo William Wilberforce, que também lutou contra escravidão. Mas daí a considerar animais como seres quase-humanos é rebaixar os seres humanos ao nível de apenas animais, como Steven Wise espera conseguir.

Wise argumenta que se homens e chipanzés vem de um ancestral comum portanto devem possuir os mesmo direitos que os homens. Esse foi o argumento usado nos processos abertos, usando sempre argumentos baseados na teoria da evolução.

É continua doutrinação sobre a evolução em nossa cultura tem influenciado os juízes a ponto de no mínimo apoiarem moralmente o argumento socialista-antropomorfista. O juiz da Corte de Fulton County, Joseph Sise ficou claramente impressionado com os argumentos de Wise.

Enquanto a sociedade continua a convencer-se de que somos apenas animais evoluídos, e que os seres humanos não são feitos exclusivamente à imagem de Deus podemos esperar ataques aos seres humanos vindo de duas direções. Uma busca elevar os animais a possuirem os direitos dos humanos. O outro, na forma de aborto e da eutanásia busca denegrir a vida humana.

Curiosamente a teoria de Wise não aplica os deveres dos homens aos animais.

Wesley Moreira